sábado, 19 de fevereiro de 2011

De Julieta, para Ada

Ada  Liz é uma adorável amiga jornalista. Irmã da Myriam, com quem trabalhei na TV Senado, em Brasília. Mas a minha ligação a com a Myriam vem de muito antes. Lá dos tempos da TV Guanandi/Bandeirantes, em Campo Grande. Ela era ainda uma estudante de comunicação, quando cheguei à emissora para ajudar a montar um novo departamento de jornalismo. Um tempo rico e apaixonante, como já contei aqui.

Hoje, lembrei da Ada, por conta de uma mentira boba e boa. Dessas que só servem pra a gente dar risadas, que têm a marca da molecagem ingênua. Dessas que fazem a vida ser mais divertida. Eu não sabia, mas a Ada é apaixonada por uma cantora mexicana, chamada Julieta Venegas. Um dia, encontrei a Ada no Congresso. Eu estava com um DVD, recém comprado, da Julieta e a Ada quase pulou no meu pescoço de tanta felicidade.


Julieta Venegas, a "prima" mexicana

Diante daquela euforia toda, não resisti e apliquei uma mentira boba, sem imaginar que alguém pudesse acreditar: - Você gosta da música que a minha prima faz? A Ada quase caiu pra trás. Você é primo dela? Eu dei corda - sim, claro. Quer dizer, ela faz parte do lado mais esnobe e mais afastado da família. Tanto que, chegando ao México, fez logo uma alteração no sobrenome, de Viegas para Venegas. Eu, sério. A Ada, acreditando. Cada vez mais.

Sério, Maranhão? E você tem falado com ela? Ai eu resolvi sofisticar um pouco.  Fazia tempo que eu não falava (disse, mais sério do que cachorro embarcado), mas agora ela descobriu que eu trabalho na TV Senado e, como está com um disco novo, tem feito contatos, querendo vir fazer shows aqui em Brasília. Nessa altura da conversa, a Ada já estava me arrastando pelos corredores, me apresentando aos seus amigos como primo da Julieta Venegas, famosa cantora mexicana.

Achei prudente não desmentir de imediato. Fui embora, prometendo conseguir um DVD com dedicatória para a Ada. Era o mínimo que eu poderia fazer por aquela fã, número um.

De volta à TV, contei a história pra Myriam que me aconselhou: É melhor contar logo a verdade. A Ada não vai te perdoar. Eu resolvi passar uns dias ainda na condição de "primo" da cantora mexicana. Não me lembro direito, mas para por um ponto na brincadeira e continuar vivo, acho que tive que dar um DVD da Julieta de presente pra Ada. Evidentemente, com um pedido de desculpas e sem o autógrafo da "ex-prima" famosa.

O parentesco era de mentirinha, mas a Julieta é uma cantora de verdade, que vem conquistando um espaço cada vez maior por estas bandas. No Brasil, já gravou com Lenine e Otto. E um dos seus trabalhos mais conhecidos por aqui é "Ilusion", que gravou em dueto com Marisa Monte e que está no Acústico que ela fez para a MTV. Por lembrar dessa história, mando de presente o vídeo que está aí embaixo. Pra Ada Liz e pra todo mundo que já conhece, ou que ainda está por conhecer a minha "prima mexicana".

2 comentários:

  1. Lindo texto, meu bem. Delícia de mentira! Esse vídeo, essa música me fizeram lembrar de momentos bons, bastante bons. As coisas aqui em casa sempre foram meio divididas: você e a Mariana sempre foram muito cúmplices nos tons musicais. O Gabriel, por outros caminhos, juntou-se a vocês de forma irremediável. Eu, do meu jeito, sempre guardei outros interesses. Não que eu não goste de música, mas nunca me atrevi a penetrar nesse pequeno universo tão de vocês. No entanto, nesse espaço reservado vou gritar bem alto que também dou meus pitacos e, com orgulho, anuncio que fui eu que te apresentei pra Julieta e pra Maria Gadú, duas ferinhas de quem vocês nunca tinham ouvido falar. Como eu disse, respeito o universo musical da família, mas, quando resolvo invadir entro logo com uma “voadora”. Que lindo terminar o sábado, o último do horário de verão, com a música da Julieta. E, pra fechar, lembrar que o CD da mexicana foi o último presente que dei pra minha amiga/irmã Flora Akatuska. Obrigada, marido. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Maranhão, se eu te falar que conheço a Ada e a Myriam muito antes de vc, acreditaria? Essa é uma verdade mesmo, sem golpes.
    Incrível coincidência né? Desde adolescente conheço as duas, morávamos perto, no mesmo bairro. Lembro sempre que a Ada era mais doce, delicada e a Myriam petista roxa, de defender o Lula de tudo e todos, antes dele ser o que é hoje, olha a visão dessa moça.
    Enfim, saudades de ser jovem...
    Mas adoro a Julieta também, descobri por acaso, assistindo um programa de tv na madrugada.
    Foi tão engraçado ler esse post, me colocou perto de vc de novo, apesar dos kilômetros que nos separam.
    Saudade de vc amigo. Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir