sexta-feira, 8 de abril de 2011

Yo no buscaba nadie y te vi!

Mara foi um desses encontros casuais em minha vida. Tão casual que dura até hoje. Tá certo, o tempo e a longa estrada mudaram muita coisa. A vida nos fez mais compreensivos e mais cúmplices. Não menos bonitos, apesar de mais envelhecidos. A esse amor comportado chamam maturidade.

Eu sempre acreditei nela. Ela, por vezes, duvidou de si mesmo. Mas essa mulher, que lá atrás cruzou o meu caminho, me fez viver um amor imenso, se mostra capaz de superar os limites, toda vez que eles, os limites,  a provocam.

Ontem, o melhor dela surgiu pra mim em forma de letras. O melhor que eu sempre vi. Ontem, suas linhas me visitaram, no melhor estilo. Frases curtas, poucos parágrafos e uma vida inteira passada a limpo. Ela, outra vez, está renascida. Eis a Mara, que eu me orgulho de dividir com vocês.

Acho que acontece com muitos de nós. Véspera de aniversário e a gente cai na tentação de dar uma espiadinha no passado. As lembranças correm como num filme acelerado. Afinal, são 52 anos em segundos.

Da infância, ficaram as imagens de amigo invisível, vestidos engomados, brincadeiras em apartamento. Só aos 6 veio a rua, espaço nem sempre permitido, mas sempre desejado. Cercada de meninos, sobrou a indignação de saber que bem na minha vez acabaram os “canudinhos” e eu nasci assim.

Da adolescência, vieram os experimentos, as dúvidas e muitos dos melhores amigos que ainda tenho. Colégio interno (misto, graças a Deus!), risadas, frustrações e muitos planos para o futuro que já estava bem ali.

A faculdade. O grande encontro. O amor da minha vida. Um olhar, meia dúzia de palavras, uma garrafa de cachaça e outra de vinho, um frio de gelar os ossos e uma cama. Tudo no mesmo dia. Há 28 anos.

O universo conspirou a meu favor e me emprestou dois dos seus melhores exemplares. O primeiro veio 5 anos depois do grande encontro. O segundo, aos 9. São a minha melhor parte.

Mal botei um pé nos “enta” e um diagnóstico teimava em mudar o rumo da prosa. “Nem pensar”, decretei. Em charme e osso, desbanquei o maldito. Mas a vida profissional deu dois passos para trás. Não me importei, ganhei outros rounds. Mais 6 anos e novo desafio. “Já tenho know how, não vai ser dessa vez”. Deu certo de novo.

Mais 6 anos e os planetas alinhados ordenaram: “coragem, mulher! Agarra essa nova oportunidade na vida e arrasa!”

Há três meses venho juntando tudo que já aprendi para continuar aprendendo. Todos os dias são como uma lufada de vento, como uma chuva morna de verão que refresca algo sedento e cansado.

Às vésperas de 52, estou mais apta para fazer um pacto com a felicidade. E para ter a certeza de que o melhor ainda está por vir.

Mara Viégas
Quase ex-marinha 51 – uma boa idéia!


Daqui a poucos minutos, ela é 52. Beijo, meu bem. Feliz aniversário!
 

4 comentários:

  1. Nossa!gostaria imensamente de ter na veia essa poesia que envolve todos os que estão "perto" desse casal Viegas. Maranhão é um cara admirável por vários motivos, dentre eles está a poesia, o bem-tratar as pessoas,o astral e o querer ajudar sempre. E agora, ao ler essa declaração de amor a vida e a familia, escrita pela Dona Mara Viegas, passo a reivindicar ao dono do blog que a obrigue a escrever mais por aqui, já que "bato ponto" nesse local todos os dias e não me canso de deleitar-me com os textos e a histórias aqui contadas.
    Parabens Mara pelo niver e parabens Maranhão por ter uma mulher guerreira e admirável.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado aos amigos que me escrevem com tanto carinho. De verdade, essa é a melhor paga pelos meus escritos. Tanto que divido com todos as mensagens que recebi e que se referem a este post. Valeu, mesmo!

    Lindo, Lindo, Lindo.
    Parabéns, a ela, a você, à família, ao amor.
    Beijos.
    Walna

    Sempre acompanho seu blog. Admiro quem tem essa coragem, não se esconde, tenta se comunicar. Tá, tudo bem, às vezes se expõe, sim. Mas, ao mesmo tempo, revela muito de quem lê também. E, hoje, vcs me emocionaram. Bela história. Bela vida.
    Meus parabéns à Mara, que ela continue sendo essa guerreira. E meus parabéns aos dois, que tenho orgulho de dizer que cruzaram meu caminho, um dia, quando não buscava nada...
    Vivian

    Bom Maranhão, obrigado mais uma vez pela sensibilidade que ajuda a adoçar o dia.
    Parabéns para a Mara, Mara Maranhão, porque tem tudo a ver com você até no nome. Pelo talento, pela história e pelo texto verdadeiro e inspirador.
    Parabéns também por chegar aos 52 e passar de uma "boa ideia" a uma realização plena, quase pronta, mas inacabável, porque será melhor a cada dia. Forte abraço e saudade do velho amigo.
    Zecca Freitas

    ResponderExcluir
  3. Mara e Maranha. Emocionada mando Clarisse pros 2. Pq vcs são assim.
    "Há Momentos

    Há momentos na vida em que sentimos tanto
    a falta de alguém que o que mais queremos
    é tirar esta pessoa de nossos sonhos
    e abraçá-la.

    Sonhe com aquilo que você quiser.
    Seja o que você quer ser,
    porque você possui apenas uma vida
    e nela só se tem uma chance
    de fazer aquilo que se quer.

    Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
    Dificuldades para fazê-la forte.
    Tristeza para fazê-la humana.
    E esperança suficiente para fazê-la feliz.

    As pessoas mais felizes
    não têm as melhores coisas.
    Elas sabem fazer o melhor
    das oportunidades que aparecem
    em seus caminhos.

    A felicidade aparece para aqueles que choram.
    Para aqueles que se machucam.
    Para aqueles que buscam e tentam sempre.
    E para aqueles que reconhecem
    a importância das pessoas que passam por suas vidas.

    O futuro mais brilhante
    é baseado num passado intensamente vivido.
    Você só terá sucesso na vida
    quando perdoar os erros
    e as decepções do passado.

    A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
    duram uma eternidade.
    A vida não é de se brincar
    porque um belo dia se morre."

    ResponderExcluir
  4. Maranhão/Mara, que lindo esse amor...pela escrita, pela vida, pelo mundo, por vocês.
    ...Aos apaixonados, aos audaciosos, aos que deliberadamente correram riscos, aos ousados, aos que não souberam responder por quê.
    Aqueles que expuseram seus corações ao sofrimento e expuseram suas palavras a críticas... a vocês...

    ResponderExcluir