quarta-feira, 11 de maio de 2011

Julieta em Porto Alegre

Julieta Venegas
Sim, Julieta Venegas, cantora mexicana de quem já falei aqui no blog, está no Brasil e se apresenta hoje e amanhã, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Julieta é um sucesso inquestionável na América Latina e, já faz algum tempo, mantém uma fina linha de sintonia com alguns nomes da nova música popular brasileira, como Lenine e Marisa Monte. Com Marisa, aliás, ela gravou a belíssima "Ilusión", escrita pelas duas em parceria com Arnaldo Antunes – e incluída no álbum MTV Unplugged, lançado em 2008 pela mexicana.

Não tenho como não expressar minha inveja dos gaúchos que terão oportunidade de vê-la de perto. De acordo com o que diz o Jornal Zero Hora, na edição de hoje, já não há mais ingressos para as duas apresentações. Tem sido assim também a rotina de aproximação com artistas de língua espanhola que descortinam os palcos brasileiros a partir do Sul, como a banda uruguaia El Cuarteto de Nos, em janeiro deste ano, ou do próprio cantautor Jorge Drexler, também uruguaio, em 2004.

Quando chegou ao formato desplugado, da MTV, Julieta Venegas já tinha muita história musical para contar. Ela começou a lançar discos em 1997, com Aquí, produzido pelo argentino Gustavo Santaolalla. Depois, a cada novo álbum, foi ganhando mais popularidade – sobretudo com Limón y Sal (2006), até hoje seu disco mais vendido, graças a canções como Me Voy, Eres para Mí e Primer Día. O disco lhe rendeu o Grammy de Melhor Álbum Pop Latino, além de troféus no Grammy Latino daquele ano – o que o Unplugged também conquistou, quatro anos depois.

Entre os principais trunfos da cantora de 40 anos, estão a voz rouca, a habilidade melódica, a musicalidade versátil – além de tocar e compor, Julieta se desdobra entre instrumentos como acordeão, piano, violão e banjo – e a naturalidade em escrever canções pop nas quais o tempero latino é quase sempre certeiro.

Julieta se diz “emocionada” e “agradecida” pela receptividade dos gaúchos e planeja ainda para este ano começar a compor e gravar um novo álbum, enquanto segue em turnê – Venezuela, Argentina e México estão no roteiro de viagem das próximas semanas, e a Europa é o destino para junho e julho.

Pra quem não a conhece ainda, vai aqui uma palhinha, é só clicar e curtir.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário