terça-feira, 26 de julho de 2011

Mônica pra estrada

A história recente da moda brasileira, virou exposição itinerante e vai viajar pelo país a fora, no espaço de um ano, a contar de agora. A responsável por essa viagem imagética, por esse misto de painel de fotos/arte sustentável, que recebeu o nome de “O Boom na moda brasileira”, é a jornalista e ecodesigner Mônica Horta.

Imagens exclusivas de profissionais como Paulo Borges,
Adré Hidalgo e DJ Mau Mau, clicados nos anos 90
A exposição conta a história recente da moda brasileira e homenageia os seus principais protagonistas. São dezenas de registros fotográficos, divididos em duas partes: Metade das fotos foi feita no início dos anos 90. São imagens surpreendentes, como as de Alexandre Herchcovitch e Gisele Bündchen (nos bastidores).

A outra metade, é composta de imagens feitas durante edições mais recentes do SPFW. E também emociona, porque registra flagrantes de grandes nomes, imprescindíveis para a história da moda em nosso País, como Marcelo Sommer e Lino Villaventura.

Mônica Horta, de quem eu já falei aqui no blog, vai além do simples registro. Ela compõe um documento substancial, uma referência para todo aquele que queira entender o que aconteceu e quem foram os responsáveis pelo salto gigantesco dado pelo mundo da moda, no Brasil.

Além disso, Mônica transforma o lúdico em lição de respeito ao meio ambiente. Cada uma das molduras das suas fotos é composta por materiais recicláveis - como  garrafas pet, madeira, colagens de tecidos ou botões. Há também espaço para a utilização de matéria-prima natural, como bambu, cabelo de milho e couro.

Ronaldo Fraga e sua moldura trabalhada
com fibra de taboa, fios de telefone e botões

A exposição começou esta semana na FNAC de São Paulo, mas deve passar pelas principais capitais brasileiras, incluindo a Capital Federal. Mônica prometeu me avisar quando vier pra Brasília. Por enquanto, a bola está com SP. mas a gente pode curtir um pouco das fotos por aqui.

Grandes nomes em imagens inéditas,
com molduras feitas a mão, com rendas garimpadas em brechós

Nenhum comentário:

Postar um comentário