domingo, 7 de agosto de 2011

Poesia domingo poesia


Começar o domingo com poesia é uma ciência. Das melhores que conheço. Então, quero abrir o domingo com a capa da edição de hoje, do Caderno Diversão e Arte, do Correio Braziliense. Ela é um presente pra quem gosta de poesia.

A reportagem fala sobre o documento-poesia "Só dez por cento é mentira", considerado a desbiografia de Manoel de Barros, hoje, seguranmente, um dos mais importantes poetas vivos do Brasil. O filme, dirigido por Pedro Cezar, faturou o prêmio de Melhor Documentário, no Festival de Cinema de Paulínia, em 2009. E chega agora ao grande público brasileiro na forma de DVD.

Sobre o filme e a desbiografia de Manoel, já falei aqui.  A minha paixão por poesia e por Manoel de Barros já declarei várias vezes aqui no Blog.  E o privilégio de ter vivido muitos anos na mesma cidade em que vive Manoel, de ter circulado pelo mesmo pantanal que preenche de coisas pequenas o universo manoelista e de ter tido a oportunidade de entrevistá-lo, nunca escondi de ninguém.

Aliás, a abertura deste blog, em 17 de janeiro de 2010 se dá com a transcrição da entrevista que fiz com ele para a Revista Onati, uma revista universitária da antiga UNIDERP, criada e planejada por Iara Penteado e Paulo Cabral.

Então, viva o domingo, viva a poesia e viva (muito, mesmo) Manoel de Barros.

Ah, ía me esquecendo, os assinantes do Correio Braziliense podem ler a reportagem completa aqui: http://flip.correiobraziliense.com.br/flip/?idEdicao=47fe13eef5ee6f5f01743684e9560a7f&idCaderno=b8d879ff425ddfdbe56d88ce4d40a90e

Depois vá correndo às melhores casas do ramo e compre logo o seu DVD. Se faltar um empurrãozinho, lá vai: clic aí embaixo e assista o trailer do documentário. Bom domingo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário