sábado, 22 de outubro de 2011

Mariana, Beatles e o fim do mundo

Mariana é uma menina com ouvido musical. Ainda na barriga da Mara, dediquei-me a lhe proporcionar longos períodos de audição das músicas de Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Beto Guedes e de clássicos, como As quatro estações, de Vivaldi. Acho que isso foi definitivo na vida dela.


Durante um curto espaço de tempo, na infância, cheguei a pensar que todo o meu esforço para lhe dar o que eu considerava uma boa educação musical tinha sido em vão. Ela, como milhares de crianças brasileiras, traziam na ponta da língua as músicas de Xuxa. Entravam em transe quando ouviam as melodias rasas da “rainha dos baixinhos”.

Ok, devo confessar que, às vezes, em troca de alguns minutos de sossego, até recorri aos musicais da Xuxa. Ninguém é perfeito. Mas isso passou, felizmente. Hoje, a play list da Mariana é algo de dar orgulho. Pelo bom gosto e pela qualidade. Prova definitiva de que o meu esforço não foi em vão.

Da época de criança, entretanto, guardo uma imagem que não me sai da memória. Ela era pequenininha, uns dois ou três anos. Adorava dançar. Eu tinha uma fita dos Beatles que sempre escutava, principalmente, nos finais de semana. Mariana era parceira nas minhas jornadas musicais de sábado. Até que chegasse ao ponto de uma música específica: Twist and Shout.

Não sei o que acontecia, mas ela morria de medo dessa música. Saía em desabalada carreira pela casa, até que alguém desligasse o toca-fitas. Para ela, a parte mais crítica era, exatamente, quando John, Paul, Ringo e George insistiam no refrão: “Come on, come on, come on baby, now...”

Nunca entendi o por quê de tanto desespero. Mas acho que, na cabecinha e nos ouvidos dela, esse trecho só podia estar associado ao fim do mundo. Por sorte, esse trauma se perdeu no tempo, à medida que ela cresceu. Mariana, como milhões de pessoas no mundo, também faz parte da legião de admiradores dos boys from Liverpool.

Um comentário:

  1. ....muito legal a história da sua mariana (digo sua, pq meu filho thiago teria esse nome, não tivesse nascido macho...rss)...tb criei meu rebento ouvindo musica boa: muita mpb, caipiras de raiz, rocks 70....hoje, para o meu desespero, ele ouve sertanojo, funk e batidão no carro...a justificativa: "se não tem isso as minas reclamam..."...ainda bem que em casa ele depura o gosto, voltando às origens...rss

    ResponderExcluir