domingo, 30 de outubro de 2011

O tempo


A turma em 79: Da direita para a esquerda - Ricardo, Alverina, Carlos
Eduardo, Edna Marcia, Edna Maria, Mariza, Ghyslene, Inorbel. Atrás, bem
em cima: João Max e Eduardo Esteves.
Chove lá fora. E eu aqui me recolho às memórias de um tempo distante. Hoje, era dia de estar lá, entre eles. Meus amigos da turma de 79, em Maringá, no Paraná.

O plano do reencontro conta 32 anos, se contado a partir do tempo em que vivíamos intensa e diariamente a nossa vida de adolescentes. Éramos pouco mais que isso. Uns adolescentes fechando o ensino médio e partindo para a vida em busca de carreiras profissionais, sonhos ou aventuras.

Chove lá fora. Aqui dentro, tenho o peito apertado pela vontade de ter estado lá. Não deu pra ser hoje, mas não tardará a ser, eu sinto. No amanhecer do dia, aqui em Brasília, sento ao computador e escrevo uma carta de justificativa da minha ausência, para ser lid em Maringá.

Depois de escrita, ligo para o Eduardo. – Ei, Inorbel, você já está aqui? Ele me pergunta. Não. Vou faltar hoje. Mas acabo de mandar um texto para o seu e-mail. Gostaria que você lesse durante o almoço, depois da chegada de todos.

Na carta, falei da minha alegria desde o primeiro momento em que começamos a planejar o encontro da turma. A ideia partiu da Mariza e do Carlos Eduardo. Mariza, aliás, tem sido o meu elo com a turma, há 32 anos. Passamos algum tempo sem nos falar. Mas, volta e meia, nos reencontramos por telefone, pela internet, de qualquer jeito.

Na hora do almoço, Eduardo me ligou. Estavam todos lá. E havia também um lugar reservado pra mim. Como eu acho que sempre teve, porque sempre guardei lugar para todos eles em minha memória. Passei a turma em revista. Rápidas palavras. Emoções imensas.

Agora há pouco, Mariza me mandou as primeiras fotos do reencontro. Não importa o tempo. Enxerguei a todos. E todos eles trazem no rosto a magia daqueles tempos de escola. Não deu pra ser hoje. Mas não vai demorar pra eu estar junto com a turma, de novo. Até já, pessoal.


A turma, hoje: Da direita para a esquerda, de pé: João Max, Ricardo Sandri
Alverina, Edna Marcia, Edna Maria, Valéria Podestá, Mariza, Eduardo Bruder
e Luiz Evangelista. Agachados, a partir da esquerda: Eduardo Esteves,
Artur e Carlos Eduardo.

Um comentário:

  1. O dia e a noite foram de muito afeto.Você fez falta mas se fez presente em nossas conversas.

    ResponderExcluir