sábado, 24 de dezembro de 2011

Fica decretado

A criação de Adão - Michelangelo Buonarotti
Paro para pensar e concluo: Apesar de o ano estar chegando ao fim, a minha dose de trabalho não diminuiu. Ao contrário. Parece que a proximidade do fim faz com que todos exigam um pouco mais de tempo, uma última reunião, em que se aponte uma última solução, um derradeiro feito, como se o mundo fosse acabar amanhã.

Ontem, estive em quatro reuniões e cancelei a última. Não tinha mais forças, nem paciência. Troquei por dois chopps e um pastel, com a sensação de missão cumprida. E fiz um pedido aos que estavam à mesa (a Mara, inclusive):

Por favor, vamos considerar, parafraseando o que disse um dia o poeta Thiago de Melo, que fica decretado, a partir deste instante, que 2011 acabou. Com as suas novidades e com as suas mazelas. Que o quê foi feito, se fez. E o que não aconteceu, vai esperar um pouco mais.

A partir deste momento, fica estabelecido que toda a tristeza, por mais justa e intensa que seja, não roubará o espaço da alegria - ainda que em menor dose.

A partir deste momento, está consignado o tempo de alívio, de tomada de fôlego, de boa expectativa, ainda que tudo isso não passe de uma doce ilusão, típica dos inícios de ano.

Que as pessoas se enxerguem no espelho e possam dizer, do ano que está indo embora, que a vida valeu a pena. Que a luta foi justa e que estar vivo e consciente é, sim, um grande feito. Talvez, o maior e o mais importante deles.

Porque, meus amigos, a partir deste instante - se isso me fosse posível - eu decretaria um hiato de paz na guerra urbana de cada um de nós. E o preencheria com poesia e luz. Com ternura e equilíbrio. Com êxtase e sensibilidade, para reabastecer as nossas energias.

E decretaria:  Está permitido que se faça aquilo que, no fundo, no fundo, move toda a humanidade: acreditar na proximidade de um sopro de esperança, de um vento bom, de uma vida melhor. Tudo isso vindo a galope no "cavalo baio" do ano que se inicia.

Embora sejam desejos sinceros, guardo comigo, sincera e intimamente, a consciência de que não passam disso. E que se a mim fosse dado o poder de concretizar tudo isso, ao final do sétimo dia, eu descansaria!
 
Feliz natal e boas festas a todos!

4 comentários:

  1. Fiz isso há dois dias. Agora fico cuidando de mim, vendo fotos antigas, comendo coisinhas que preparo com prazer e vou ver o mar, que me aguarda a 1,5 km. É isso amigo. O 'basta' está nas nossas mãos. E são por elas que virão a alegria de perceber a vida. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal e um ano novo espetacular com muita saúde. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ser Deus não deve ser fácil e ele descansou no sétimo dia. Nós, tão vaidosos, achamos que o descanso é coisa dos fracos. Pois eu alimento a minha "fraqueza" um pouquinho todo dia. Deixo que ela me tome com sua ingenuidade de quase poesia. Assim sei o meu tamanho e posso alcançar o tamanho do outro. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. A Criação de Adão é de Michelangelo Buonarotti

    ResponderExcluir