sábado, 17 de dezembro de 2011

Nada a ver

Chove por aqui em Brasília. Chove a cântaros, como dizia minha avá Antonieta. Como se fosse o fim do mundo. Não é. Mas é um sábado com chuva, com gosto de choro e pesar. Não há culpa, mas há um certo lamento pela perda de três figuras de proa das artes.

Cesária Évora, a dama dos pés descalços; Sérgio Brito, um dos mais respeitaveis senhores do teatro brasileiro; e Joãozinho Trinta, o carnaval em pessoa. Os três nos deixaram hoje. Partiram para outro plano. Não acho que tenham combinado de fazer isso ao mesmo tempo. Mas deixaram o mundo mais pobre.

A última vez que estive com Joãozinho foi durante a campanha política do ano passado. Ele era candidato a deputado distrital aqui em Brasília. E eu acompanhei a sua chegada à produtora onde eram gravados os programas de rádio e televisão. Nosso encontro foi curto e emocionante. E ficou registrado aqui no Blog com um texto que eu faço questão de dividir com vocês agora. Para lê-lo, basta clicar aqui. Eu li e me emocionei.

Sobre Cesária, também já confessei aqui a minha paixão. Aquela negra de olhar tranquilo, sorriso ancho e voz macia me seduzia com sua música. Não faz muito, ela teve que cancelar, por ordens médicas, as exibições ao vivo. Quando fiquei sabendo disso, escrevi aqui no blog um pequeno texto que também faço questão de dividir com vocês. Para lê-lo é só clicar aqui. Ali, eu já lamentava os palcos ficarem sem os pés dela. Hoje lamento a sua ida. Foi-se o corpo, fica a alma e a voz.

Sobre Sérgio Brito não escrevi nada. Mas o admirava pelos inúmeros trabalhos que vi. Ele esteve na TV enquanto eu crescia. Ele fez do teatro uma devoção. E foi com devoção que assisti há pouco a atriz Fernanda Montenegro falar sobre ele, num curto depoimento dado ao Jornal Nacional.

Para assistir a reportagem, basta clicar neste link que publico aqui:

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/sergio-britto-trabalhou-ate-o-fim-da-vida-como-ator-e-apresentador/1735581/

Tudo isso, hoje. Um sábado nada a ver.





Nenhum comentário:

Postar um comentário