sábado, 28 de abril de 2012

Tonho, Cacau, Milton e o Clube

Integrantes do Clube da Esquina (Toninho Horta dirigindo o Jeep)
Em 1972, um grupo de novos valores da música popular brasileira, liderados por Milton Nascimento e Lô Borges, lançava um álbum antológico, com dois Long Plays, chamado Clube da Esquina. O disco trazia canções como "Nada será como antes", "Trem azul", "Paisagem na Janela" e a canção título, "Clube da Esquina número 2".

Tonho e Cacau, foto original da contra-capa do disco
Clube da Esquina - 1972

Na capa do disco a figura de dois meninos, flagrados em uma beira de estrada de terra, próximo ao município serrano de Nova Friburgo,  no Rio de Janeiro, região onde moravam os pais adotivos de Milton.

Capa do disco Clube da Esquina - 1972

Quarenta anos se passaram desde aquele 72, histórico. O Clube da Esquina virou uma lenda. Milton, uma lenda viva, que agora começa a fazer uma turnê em comemoração aos cinquenta anos de carreira. O primeiro show, como não poderia deixar de acontecer, foi ontem, em Belo Horizonte. E vai correr o mundo.  (Já tem show marcado pra Brasília. E esse é daqueles que não se deve perder. É o que eu penso.)

Tonho e Cacau. Na capa do disco e hoje, 40 anos depois. 

Um trabalho de investigação feito pelo Jornal "O Estado de Minas" descobriu a dupla de meninos, hoje, homens feitos, na mesma Nova Friburgo. A reportagem pode ser lida aqui. Milton e os dois, cada um do seu jeito, se dizem emocionados com a descoberta, depois de tanto tempo de anonimato. Eles devem se encontrar pela primeira vez quando o show chegar ao Rio de Janeiro.

Milton Nascimento e Lô Borges

O ano promete. Razões para celebrar 2012 não faltam: 50 anos de "Travessia" a música que apresentou Milton ao mundo. 40 anos de "Clube da Esquina". Depois daquele Clube, nada mais foi como antes.



2 comentários:

  1. Genial, Comandante!!!
    Nota 10 pra essa matéria!!!!!!!!!!!!!
    Tudo isso faz parte de nossas vidas

    ResponderExcluir
  2. Nada será como antes e será bom também.

    ResponderExcluir