sábado, 12 de maio de 2012

Fé na Festa

Cena do DVD Fé na Festa - Foto: Divulgação
Em setembro de 2010 Gilberto Gil lançou uma disco em que voltava às raízes da mais pura cultura popular brasileira: Fé na Festa. O CD veio recheado de canções inéditas e marcou o reencontro do autor com o baião, o xaxado, o xote - ritmos associados à nordestinidade brasileira - e, enfim, com as festas de São João.

O disco foi um sucesso e o DVD, ficou melhor ainda. Gravado em setembro daquele ano no Retiro dos artistas, no Rio de Janeiro, o show é de uma simplicidade comovente. Alegria e bom gosto em estado puro. Ainda mais com o convidado especial, Dominguinhos - o mais legítimo herdeiro do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Ontem à noite, enquanto o sono não vinha, afugentei os maus pensamentos com música. Foi um acaso que me levou a assistir o documentário completo do show. Eu zapeava à procura de algo que não fosse notícia, nem filme de violência, nem filosofia barata. Minha zapeada parou ali, num canal de musicais, na hora do início do show. E fui até o fim, sem piscar os olhos e louco de felicidade.

De lá, encontro agora, na blogosfera, dois belos momentos para compartilhar com vocês. Lamento Sertanejo, clássico da MPB; e Um Riacho, um Caminho, música nova da dupla. Nos dois casos, a música é de Dominguinhos e a letra, de Gil. Uma beleza. Vai aí, com Fé na Festa, que você vai ver. Pra afugentar os maus pensamentos.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário