quarta-feira, 11 de julho de 2012

Brasília, de Ronaldo, no Canadá


O cartaz da exposição de Ronaldo Silva, no Canadá. 

“Água mole, em pedra dura, tanto bate até que fura”, diz o velho ditado, que cabe bem à determinação do fotografo Ronaldo Silva (aqui, entre nós, o chamamos de Ferreirinha). Ronaldo é fotografo do cotidiano, vive em Brasília e, neste momento, mostra o seu olhar especial sobre a cidade a milhares de pessoas, de todos os cantos do mundo, que visitam a exposição “Expressions of Brazil” que mostra um pedaço do Brasil, em Toronto, Canadá.

Ronaldo Silva, o primeiro à esquerda,
durante entrevista a uma rádio em Toronto.
A parte que coube a Ferreirinha foi mostrar a Brasília, que aos seus 52 anos de idade é também um Patrimônio Cultural da Humanidade. E ele cumpre bem essa missão. Basta olhar as fotos selecionadas para a exposição.

Há ali o desenho geométrico que vicia os nossos olhos ao belo traço do arquiteto. Mas há também o lúdico enigma de Lúcio, com quem Niemeyer fez dupla no desafio de arquitetar Brasília; e a mais perfeita tradução da ousadia política de Juscelino.

Vibrante nas cores e nas formas, o  olhar de fotógrafo de Ronaldo Silva, nosso Ferreirinha, vira poesia em forma de imagem. Dos balões no fim da tarde, às  margens plácidas do Paranoá, passando pelas palmas estendidas ao céu da Catedral de Brasília, tudo é poesia.

O trabalho de Ronaldo Silva traduz um movimento de inspiração e de alegria nesta Brasília tão acostumada a suspiros de dor e tensão. Viva Ronaldo e seu olhar de fotógrafo! Viva Brasília!

Nenhum comentário:

Postar um comentário