quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Conjunção de férias

Isabel Cristina e Marcelo Domingues
Acordo nesta quinta-feira, 27 de dezembro, com uma imagem e um texto instigantes. Foi Isa, minha irmã, que me chamou a atenção, através da sua página, no Facebook. Diz ela que encomendou um presente de Natal para o Marcelo. E que o presente chegou exatamente como previsto. E que, de tão lindo, ela dividia agora com  todos.

Marcelo Domingues, meu cunhado, é louco por astronomia. Tanto que já foi ao Chile, à China e à Austrália, em busca do melhor ângulo para observar eclipses raros. Tanto que montou um observatório profissional no quintal de casa. Tanto que, toda vez que um veículo de comunicação de Brasília precisa de dados sobre astronomia, ele encabeça a lista de fontes.

Pois, neste Natal, a pedido de Isa, minha irmã, ou por condição dos astros, a Lua e Júpiter protagonizaram o que ficou batizado pelos especialistas de "uma conjunção de férias". Não conheço muito de astronomia, mas  lendo a descrição depreendo que os dois brilharam bem próximos, em uma mesma trajetória - sob o ponto de vista de quem vive na Terra - até que um encobriu o outro. 

Nesse exato momento, Marcelo estava em seu observatório, em Brasilia e fez uma sequência de fotos segundos antes que Júpiter encobrisse totalmente a Lua. As fotos ficaram tão lindas que uma delas estampou a página principal de um sítio americano, SpaceWeather.com, especializado em publicar imagens reais do tempo, captadas mundo afora.   

A foto do Marcelo que ilustra a página (e que compõe parte do presente desejado por Isa, para ele) está logo aí abaixo. Foi, sem dúvida, um belo presente de Isa para Marcelo. De Marcelo para nós. E da astronomia, de Júpiter e da Lua, para fechar  esse ano de 2012. 

Momentos antes da "Conjunção de férias" entre a Lua e Júpiter.
Foto de Marcelo Domingues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário