domingo, 17 de fevereiro de 2013

Leminski 50

Paulo Poeta Leminski
Foi no rastro de Leminski que acabei de conhecer o blog Semióticas, do José Antônio Orlando (a quem só conheço por aqui e virtualmente, mas de quem já me auto-denomino amigo). E o que me levou até ele foi exatamente a notícia de uma publicação que está pra chegar às livrarias, Toda Poesia, que reúne 600 poemas da obra de Paulo Leminski.

Capa do livro a ser lançado
pela Companhia das Letras. 
Não vou escrever aqui, porque o texto publicado no blog do José está muito rico de conteúdo. Então, remeto pra lá (basta clicar aqui) porque a leitura vale a pena. Descobre-se ali, por exemplo, que o poeta surgiu para o mundo na pele de um judoka.

Que Belo Horizonte está para Leminski como a poesia concreta está para São Paulo. Que aquele jovem paranaense abusado tinha todo o direito de o ser, porque tinha a poesia na essência, na alma, desde cedo.

Que ele morreu cedo, bem mais cedo do que todos nós gostaríamos, que não chegou a conviver com a internet, mas que é um dos campeões das mídias sociais e sua obra está fadada à imortalidade.

Um dia, em Porto Alegre, Leminski me invadiu por meio da voz de Caetano. Era um show no antigo Teatro Independência. No meio do Show, Caetano falou de um poeta paranaense de quem ele gostava muito e com quem ele tinha feito uma parceria. E cantou Verdura. Naquele dia, passei a gostar mais de Caetano. E nunca mais me perdi de Leminski.


Agora, conto as horas para por as mãos em Toda Poesia. E enquanto a hora não chega, me divirto relendo, revendo, cantando Leminski, na voz de outro gênio da raça, que também nos deixou cedo: Itamar Assumpção

um homem com uma dor
é muito mais elegante
caminha assim de lado
como se chegando atrasado
andasse mais adiante
carrega o peso da dor
como se portasse medalhas
uma coroa um milhão de dólares
ou coisa que os valha
ópios édens analgésicos
não me toquem nessa dor
ela é tudo que me sobra
sofrer vai ser minha última obra

(em “la vie en close”)

Um comentário:

  1. Ah, que boa notícia! e que bacana a dica do blog. :)
    Esperemos pelo livro!

    Abração e bom domingo!

    Auci

    ResponderExcluir