quarta-feira, 29 de maio de 2013

O último vendedor de gelo

Monte Chimborazo - Equador
Esta é a história de Baltazar Ushca. Um camponês que desde criança aprendeu com o seu pai o ofício de explorador das minas de gelo do Monte Chimborazo, no Equador. Seus irmãos trocaram a vida dura nas geleiras pelo trabalho urbano, na construção civil ou no campo.

Baltazar, segue ainda hoje, vivendo de vender gelo. Diz que sonha com o dia que um dos netos se interesse pela atividade, mas reconhece que a vida fora da montanha é mais fácil, menos sacrificante.

Baltazar Ushca
A história de Baltazar é a história de uma cultura popular que está a caminho do fim. Porque as geleiras diminuem a cada dia. Porque a tecnologia tornou mais fácil, rápida e lucrativa  uma atividade rudimentar, romântica e exigente. Porque não há mais pessoas como ele, dispostas a enfrentar o frio e a montanha em nome de uma tradição.

O último vendedor de gelo é um documentário emocionante, de 14 minutos, dirigido e produzido por Sandy Patch, que mostra a força de um trabalhador solitário e obstinado. Baltazar jura que vai buscar o gelo do Chimborazo até que seu corpo aguente. Até o fim de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário