sábado, 1 de junho de 2013

De volta ao futuro

A bailarina - o passado transportado em um clic.
Um dia, Irina Werning caminhava com um amigo por um bairro de Buenos Aires, quando ele lhe mostrou um lugar onde sua mãe fora fotografada. A foto encantava Irina. Ela passou de imediato a pensar como seria a cidade, os costumes, as roupas daquele tempo. Mais do que isso, imaginou a mãe do amigo voltando lá para ser fotografada no mesmo lugar, depois de tanto tempo.

A clássica foto da criança, hoje um adulto.
A foto da mãe do amigo nunca aconteceu. mas nascia ali o projeto da fotógrafa argentina que virou febre na internet e que foi batizado de Back to the Future. Irina, que tem 30 anos e vive hoje em Londres, não imaginou que a sua vida fosse mudar tanto a partir daí. Mas mudou.

Um salto no tempo.
Ela começou pedindo fotos de acervos pessoais a amigos e familiares. Diante das fotos antigas, convencia os fotografados a reproduzirem gestos corporais e feições, no mesmo ambiente em que foram fotografados. O trabalho detalhista exige uma cuidadosa pre-produção. Quase como faria um arqueólogo, resgatando a arquitetura, móveis, roupas e objetos que permitam aproximar ao máximo o ontem do hoje.

O resultado é extraordinário. É como se, a um clic, Irina tivesse a capacidade de transportar o passado para o futuro, movendo apenas o tempo biológico.

O tempo passou. O espírito é o mesmo.
Quem era criança na foto do passado, hoje é adulto no presente. O cenário é o mesmo, as roupas são as mesmas. A cena parece estar intacta, não fosse o passar do tempo. O amadurecimento das feições, as mudanças no corpo e a persistência da alma.

A fotógrafa diante do seu trabalho. 
Sim, Irina consegue registrar a alma dos fotografados quando brinca de carregar o passado "de volta" para o futuro. Tudo mudou, mas o espírito da fotografia e do fotografado é o mesmo. Não importa o tempo, não importa o lugar.  

O projeto Back to the Future virou documentário, que você pode assistir ai embaixo. Para saber mais sobre o trabalho de Irina, você também pode visitar a sua página na internet, clicando aqui.

BACK TO THE FUTURE from Jamie Jessett on Vimeo.

Um comentário:

  1. Maranhão, que projeto maravilhoso esse. Fiquei aqui, lembrando das minhas fotos de menina, aquelas em que eu toparia posar mais uma vez. Viajei no projeto dessa fotógrafa. Valeu!!!!

    ResponderExcluir