segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mosteiro de Santa Clara

O Mosteiro de Santa Clara, fica na Vila do Conde,  no Porto, em Portugal. Foi fundado em 1318 e extinto no Século XIX. Do conjunto arquitetônico restam apenas uma igreja em estilo gótico e parte do prédio onde funcionava o convento.

Após o decreto de extinção das ordens religiosas, em 1834, a vida no convento foi-se acabando, até findar-se totalmente com a morte da última freira, em 1892. No início do século passado, o que era um convento virou uma casa de detenção. Mais tarde, uma escola e por fim, um reformatório, que funcionou até o ano de 2007.

De lá pra cá, o prédio está abandonado, embora tenha sido objeto, em 2008, de um convênio assinado entre o Ministério do Turismo de Portugal e uma empresa da iniciativa privada para transformá-lo em uma pousada.

Hoje, navegando pela blogosfera, encontrei um filme curto, um grafite virtual em movimento, que devolve um pouco de vida ao convento abandonado. Um exercício de arte e sincronismo, capaz de simular movimento e cor onde só há história  e esquecimento. A direção do filme é de Daniel Silva e a trilha sonora, composta com arranjos de berimbau, é da "Arco do Som"


Nenhum comentário:

Postar um comentário