sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nenhuma palavra de amor


Em 1998, Maria Teresa e Enrique viveram uma briga de casal. A briga resultou em uma separação de uns poucos dias. Nesse tempo, Teresa que estava em um apartamento de uma amiga, ligou desesperadamente em busca de um contato com Enrique. Ela fazia perguntas e esperava respostas que não vinham nunca e a deixavam cada vez mais angustiada. Até que, em uma das ligações, Enrique atende. A vida segue sua rotina. 

Niño Rodrigues
Quinze anos se passaram entre esse episódio da vida real acontecer e a fita cassete em que os recados ficaram gravados fosse resgatada por um jovem diretor de cinema argentino, Niño Rodrigues, num mercado de antiguidades. A secretária eletrônica que Niño comprou trazia uma fita cassete com os originais da sequência de recados.  

Com a matéria prima nas mãos, Niño imaginou um roteiro e realizou um curta-metragem. São 8 minutos da história que se tornou um sucesso mundial. O filme, "Ni una sola palavra de amor" já recebeu nove prêmios, tem uma carreira promissora pela frente e, postado no início do mês no You Tube,  já foi visto mais de 900 mil vezes. 

Andrea Carballo, em cena, no filme. 
Andrea Carballo interpreta uma Maria Teresa de forma magistral. Angustiada, raivosa, carente, esperançosa, decidida, insegura, ardilosa, dissimulada. A direção é limpa e equilibrada. A montagem tem ritmo e bons cortes. A trilha é perfeita. A história é magnífica. Eis a receita para um filme vencedor. 

Maria Teresa e Enrique, hoje.
A vida segue entre ausências e compreensões.
Depois do furor causado pelo filme, uma repórter do Jornal O Clarin, de Buenos Aires, encontrou o casal, que ainda está junto e vive em uma área rural de Mar del Plata. Numa rápida entrevista, Teresa conta que demorou a perceber que se tratava de um diálogo íntimo entre ela e seu marido. Que riu muito e que surpreendeu-se com a súbita popularidade que ganhou, depois do episódio. (Leia a entrevista completa aqui.) Do anonimato ao estrelado foi um pulo. Talvez, pela genialidade da solução encontrada por Niño para fazer o filme. Talvez, porque a história de Maria Teresa e Enrique seja igual a de milhões de casais espalhados pelo mundo. Quem sabe...

Gaste oito minutos e não se arrependa. O filme, a história, a interpretação, tudo vale a pena. 


2 comentários:

  1. Muito bom este blog cheio de novidades e coisas interessantes parabens.
    Aguado visitas tambem em http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir