sábado, 3 de agosto de 2013

Um lugar para comer


Por Mariza Poltronieri*
O que faz a diferença quando escolhemos um lugar para comer? Temos inúmeras opções e tudo vai depender da hora, do apetite e da memória de nosso paladar. As associações que fazemos não são fáceis de explicar. Há um fator emocional que rege nosso estímulo. O tamanho do restaurante e a disposição das mesas, a música, a iluminação, a companhia. Se o momento exige pressa, nada melhor que um serviço ágil e informal, mas se o tempo não existe, entregar-se ao espreguiçar das horas nos leva a momentos inesquecíveis.
Gosto das possibilidades que os restaurantes oferecem. Escolher onde e como  é um prazer. Um serviço a quilo ou empratado, fast food, churrascaria, pizzaria, comida típica, um grande salão ou um pequeno bistrô, qualquer que seja a opção é o desejo da hora e as vontades são todas sagradas.
Particularmente gosto dos ambientes pequenos, intimistas, com identidade, sem pressa. Há a possibilidade de descobertas muito felizes nestes lugares. Um sabor novo, um vinho nunca provado, uma música que nos leva a alguma lembrança. Surpresas que esperam aqueles que cuidam da qualidade de seu tempo. Se o tempo é dinheiro, como diz a famosa frase, usá-lo a seu favor, desfrutando deliciosas horas de prazer, é um luxo.
Buena Vista Bistrô - Maringá - PR
Em qualquer cidade do mundo é possível fazer escolhas diversas. É sempre muito bom procurar e mudar para conhecer todos os espaços disponíveis. Comer também é aprender e passa a ser um acervo cultural particular. Cada garfada corresponde a uma aula de conhecimentos gerais. Vale a pena este investimento pessoal. Ficamos mais interessantes para nós mesmos e a melhor companhia para passeios e viagens.
Receita:

Risoto Doce com Doce de Leite
Ingredientes:
*150g de arroz arbóreo
*500 ml de leite integral
*25g de açúcar de confeiteiro
*10g de manteiga
*1 gema
*125g de doce de leite de boa qualidade
*1 col de chá de essência de baunilha
Preparo:
*Branqueie o arroz em água fervente por 5 min e escorra. Leve-o ao fogo com o leite e a essência de baunilha. Acrescente o açúcar e deixe cozinhar por cerca de 25 min em fogo baixo, mexendo regularmente.
*Quando o arroz estiver cozido, acrescente a manteiga, a gema e 2 col de sopa cheias do doce de leite. Na hora de servir, decore com uma colherada de doce de leite.

*Mariza Poltronieri é culinarista e sócia do Buena Vista Bistrô, em Maringá, PR. E escreve aqui - não com a mesma frequência com que faz pratos saborosos na cozinha do Buena Vista, mas toda vez em que a escritora fala mais alto. Tem pauta livre para escrever sobre o que quiser e sempre nos brinda com receitas de alegrar a alma.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário