domingo, 15 de setembro de 2013

Short cuts de domingo

Por comida

Alfredo lá. Maria, cá. Um não vive sem o outro.
Mas nunca confundem o próprio prato.
Alfredo não vive sem Maria. Maria não vive sem Alfredo. Os dois formam um casal. Estão juntos há muito tempo. Tomam banho juntos, vão ao médico juntos, comem juntos, dormem no mesmo quarto. E sofrem quando um faz algo separado do outro. Hoje, tiveram uma briga. Briga de "cachorro grande". Por comida. Alfredo, por capricho, resolveu comer no prato da Maria. Ela, por troco, foi comer no prato dele. Claro, ele não gostou. Acordaram a família toda. Brigaram até a raiva passar. Foi por comida. Mas foi pelo respeito às suas individualidades também. Juntos, sim. Misturados, não. (Alfredo e Maria, um casal de Lhasa Apso que está em nossa família há sete anos).

Gustavo no avião 1

O céu por imaginação.
Embarco ao meio-dia. Uma viagem de encerramento de trabalho. Ou, não. Ou, sei lá. Embarco. Ao meu lado, uma mãe e seu filho de três ou quatro anos. Não demoro a descobrir. Gustavo. É a primeira viagem dele. Dá pra ver pela emoção e pela surpresa incontidas em cada palavra. A montanha, o céu, a asa do avião, a janela... Já começou? Vai demorar? Já saiu do chão? Curiosidade de menino novo. De quem descobre o mundo por um ângulo que nunca mais vai esquecer. Bom de ver e ouvir. A mãe o distrai com novidades tecnológicas. Um fone de ouvido, um canal de músicas exclusivo para crianças. Ela começa a se sacudir numa dança divertida. Gustavo olha sério pra ela e dispara: - Mãe, para! Essa sua dança vai derrubar esse avião. 

Leitura de bordo

Nas asas da Avianca
Abro a revista de bordo. Descubro que há uma culinária exclusiva para cachorros. Le Pet Cousine. Do jeito que as coisas vão, estou começando a considerar a hipótese de que foi um erro não ter nascido cachorro. Também está lá que o Facebook envelheceu. Há muito mais senhores e senhoras de 45 a 65 anos usando a ferramenta virtual. A gurizada está descobrindo outras coisas, mais velozes, mais instantâneas. Confirmando a tese de que lidamos com uma geração miojo (aquela em que qualquer coisa não deve exigir mais do que três minutos para acontecer).

Cris na foto


Umas folheadas a mais e dou de cara com a Moda Intuitiva da Cris Guerra. Seu novo livro figura na lista de indicações de leitura como um dos mais procurados. Quando digo que essa moça é uma preferência nacional não estou fazendo qualquer favor. Aliás, acho que vou aceitar a indicação e vou atrás do livro também.

Gustavo no avião 2

O avião aterra. Gustavo dá um grito, misto de alegria e de emoção pelo primeiro pouso. Os passageiros todos escutam e riem. Gustavo se livra do cinto e se ajoelha no banco, para enxergar o lado de fora da janela. Mãe, chegamos? Sim, chegamos, Gu.  Acho que ele sabia que estava indo para a praia. E tinha pressa. A pressa inocente das crianças. Gustavo não se contém: Então, cadê a água?

O homem e o lixo que veio do mar


A tarde cai. Caminho à beira-mar. O pensamento leve. De repente, meus olhos enxergam um homem que recolhe garrafas, sacos e todo tipo de plástico, trazidos pelo mar para a areia. É um homem sozinho. Percebo que ele está caminhando há tempos quando entendo o que ele faz. O homem na areia joga cada pedaço de lixo na calçada, em frente ao mar. É uma atitude solitária. Ele limpa a praia e protesta ao mesmo tempo. Na areia, ninguém recolheria o lixo. Na calçada, o lixo incomoda, atrapalha quem corre e fatalmente será recolhido, amanhã. O homem só faz a sua parte.




Isabel, Viegas e a galera


Há dias não via minha mãe, Isabel. Ontem ela me ligou. Nuca Viegas, como está você? Estou com saudades, respondi. E a senhora, por onde anda, minha mãe? Ah, eu estou na rua e vou encontrar a minha galera! Antes de começar a rir, ouço o velho Viegão dizer bem alto (entre surpreso e enfastiado com a novidade linguística de minha mãe),  pra eu ouvir ao telefone: Tem gente que toma banho e não se esfrega. Galera!

Hoje, antes de seguir viagem, passei lá na casa deles. Pra dar um beijo em minha mãe e dizer que tudo estará bem daqui a pouco. E já, já, ela vai encontrar a galera outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário