sexta-feira, 13 de junho de 2014

Espanha e Holanda

Em Volendam, tardes de vento e mar. 
O jogo acontece agora, nesse instante. E de repente, o enunciado da partida - Espanha X Holanda - me remete ao passado. Me remete a Volendam, um povoado de pescadores, 20 quilômetros ao Noroeste de Amsterdam, seus barcos, sua tardes de ventania, seus jardins floridos, seu povo alegre e suas ruas estreitas. 

As ruas estreitas de Volendam.
Me remete ao poema que Leila Diniz escreveu e que Milton Nascimento musicou:    

Leila e Milton

Cafuné na Cabeça, malandro,
eu quero até de macaco

Brigam Espanha e Holanda

Pelos direitos do mar

O mar é das gaivotas

Que nele sabem voar

O mar é das gaivotas

E de quem sabe navegar.



Brigam Espanha e Holanda

Pelos direitos do mar

Brigam Espanha e Holanda

Porque não sabem que o mar


É de quem o sabe amar.



Em tardes assim, de dias assim, a simples menção a um jogo entre Espanha e Holanda me comove, como se fosse o mar. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário