domingo, 20 de julho de 2014

Short Cuts - Correspondência

Carta de Celso Grecco

Celso Grecco
Meu caro Maranhão,

Anos atrás estava numa churrascaria no Recife para um show do Juca Chaves. E o Juca, com todo o seu talento sarcástico, abriu a apresentação (que já não devia ser a única em uma churrascaria) fazendo piada da própria situação. Disse algo mais ou menos assim:

"Estou muito feliz porque nesta semana estive reunido com a alta direção da Rede Globo e ficou acertado que vão fazer um Globo Repórter sobre a minha carreira. Vão contar da minha infância, entrevistar amigos, ouvir colegas de trabalho. Relembrar os grandes sucessos da minha carreira e reproduzir trechos marcantes dos meus shows. Há também a possibilidade de uma edição compacta no Fantástico e o jornal O Globo vai fazer um caderno especial no domingo. Ficou tudo acertado. Para que isso aconteça, eu só preciso morrer".  

A plateia caiu na gargalhada e o Juca riu junto.
 
Juca Chaves 
Antes que o final de semana acabasse, perdemos João Ubaldo e Rubem Alves. Antes que a segunda-feira vire a página do final de semana, vejo uma enxurrada de homenagens e comentários resgatando o valor insubstituível dos dois. A lembrança do show do Juca Chaves veio junto com a de uma matéria que li, há não muito tempo, que falava da frágil condição financeira do João Ubaldo. Sem trabalho, sem contratos, sem royalties. Se não me engano, até mesmo uma ameaça de despejo o rondava - somado a problemas com a bebida.

Rubem Alves 
João Ubaldo
Não posso fazer juízo de valor sobre a fragilidade da condição humana, mesmo quando o humano é um dos grandes escritores que este país teve. Não sei se a bebida o consumiu, não sei se ele ganhou e não soube guardar, não sei o que se passou na vida de uma personalidade que numa recente altura dos acontecimentos passava necessidades e lutava contra o declínio geral.

Mas tento formar uma opinião sobre a nossa condição humana, que relega talentos como ele ao limbo da história até que a morte os resgate. Aposto que seus livros ganharão novas edições, que provavelmente a Globo resgatará suas mini séries que serão exibidas devidamente patrocinadas e que alguém remontará uma peça (A Casa dos Budas Ditosos?) que lotará o teatro. Sobre essas coisas, eu quase diria que tenho certeza. O que me intriga e me deixa sem pistas, é justamente o por quê de ter que ser assim, ou qual é a lição que devemos tirar disso.

Nunca mais ouvi falar do Juca Chaves. A única conclusão boa, é a de que ele está vivo.

Abraço,


Celso.

Um comentário: